segunda-feira, 18 de novembro de 2019

O que é guerra híbrida? A dimensão cultural.


"A doutrina de dominação de espectro completo nasceu da reflexão a respeito de que a vitória das forças vietnamitas foi consequência das suas capacidades no terreno da cultura e não da tecnologia militar.

Concluiu-se que a dominação no terreno econômico, comercial, diplomático e militar não é suficiente. É necessária a intervenção na organização da vida; buscar controlar as emoções e as reações das pessoas.

A própria produção de subjetividade se converte em alvo da guerra. Além dos grandes meios de comunicação, a subjetivação social se constrói também através de outras instituições que operam em pequenos espaços comunitários onde a chamada guerra de quinta geração atua: religiões, seitas, maçonarias e a própria família.

Se a hegemonia supõe uma universalização da visão de mundo, trata-se então de nos convencer de que a forma de organização hegemônica é a única maneira de entender a organização da vida e da produção material do planeta.

Nisso reside a dominação do espectro completo: dominar corações, mentes e corpos. A necessidade de exercer uma dominação que controle todas as dimensões da vida: as emoções, a linguagem, a cultura, os valores, os modos de gostar, sentir, desejar, de entender os paradigmas da beleza.

Um país hegemônico não se impõe só pela via militar, mas também pela capacidade de impor sua visão de mundo.

Isto ocorre através da indústria cultural que, combinada com as novas tecnologias de informação e da comunicação (youtube, netflix, redes sociais) apresenta e constrói uma forma de viver."

(Trecho do texto Venezuela e as guerras híbridas na América Latina).

Ver texto na íntegra pelo link:
https://www.thetricontinental.org/wp-content/uploads/2019/06/190604_Dossier-17_PT_Web-Final.pdf



Sem comentários:

Enviar um comentário